Proposta Pedagógica

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A Proposta pedagógica da Escola CENTRO DE FORMAÇÃO INFANTIL “A TOQUINHA” LTDA. ME, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’S.

A Metodologia de Ensino da Escola CENTRO DE FORMAÇÃO INFANTIL “A TOQUINHA” LTDA. ME, está baseada na proposta construtivista, com o objetivo de proporcionar condições para que a criança explore e descubra todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolva a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

A Escola CENTRO DE FORMAÇÃO INFANTIL “A TOQUINHA” LTDA. ME, adota a Metodologia Pedagógica Sócio-Construtivista para o trabalho com os alunos.

Nossa Proposta Pedagógica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança.

Inspirada na Psicogenética de Jean Piaget e nas Propostas Educacionais de Maria Montessori, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originadas todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim, a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno.
BERÇÁRIO, MINI-MATERNAL E MATERNAL
Nessas fases, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente. Estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.

INFANTIL I
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação. Através de conceitos básicos e materiais concretos, buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
INFANTIL II
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).

Através de conceitos básicos e materiais concretos, buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

Pré
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a iniciação da alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.
Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.
Escola é
… o lugar onde se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas,
quadros, programas, horários
conceitos….
Escola é sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que estuda,
que alegra, se conhece, se estima.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um se
compenetra
como colega, amigo, irmão!
Importante na escola não é só estudar.
Não é só trabalhar;
é também criar laços de amizade;
é criar ambiente de camaradagem
é conviver,
é se amarrar nela!

Paulo Freire
Desde a primeira infância a Educação de qualidade é fundamental tanto para o desenvolvimento das diversas potencialidades da criança, como para a ampliação de suas relações com outras crianças, adultos e com sua cultura.

Cada vez mais, pesquisas de ponta sobre o desenvolvimento e a aprendizagem infantil comprovam a influência positiva, para o crescimento sadio das crianças, da convivência em um espaço escolar rico em oportunidades e experiências;
voltado a promover o desenvolvimento essencial de capacidades básicas para uma vida adulta saudável e plena, como por exemplo:

a capacidade de aprender a aprender;

a capacidade de conviver e de se relacionar de forma equilibrada;

a capacidade de atuar criticamente em seu meio social.

Na faixa etária inicial, a base de nossa rotina é a brincadeira. Sabemos que os pequeninos aprendem muito com esta atividade: aprendem a socializar-se, respeitar regras, atualizam seus conhecimentos, desenvolvem a memória, a criatividade, entre uma série de outras capacidades.